Os médicos foram aconselhados a conceder cinco dias de licença médica a pacientes com sintomas respiratórios, como febre, tosse, dor de garganta e coriza, em um esforço para impedir a disseminação do coronavírus na comunidade.
Observando que muitos dos casos locais confirmados continuaram a se misturar com as pessoas e ir trabalhar mesmo depois de adoecerem, o Ministério da Saúde (MS) instou as pessoas e os empregadores a “seguir estritamente o regime de MC de cinco dias que foi implementado” .
“A maioria dos pacientes com sintomas respiratórios não está infectada com Covid-19. Mas devemos tomar precauções extras. Portanto, é importante que qualquer pessoa com sintomas respiratórios (como febre, tosse, dor de garganta e coriza) procure tratamento médico o mais cedo possível e permaneça casa durante a doença.”
Acrescentou: “Os pacientes devem reconhecer a importância de ficar em casa quando não estão bem. Misturar-se a grandes multidões ou continuar a ir ao trabalho ou à escola quando doente, mesmo com sintomas leves, colocará outras pessoas em risco”.
As pessoas que não se recuperarem em cinco dias serão encaminhadas para avaliações e exames médicos adicionais. Eles são encorajados a retornar ao mesmo médico quando procuram tratamento adicional.
Na sexta-feira (14 de fevereiro), o ministério anunciou que mais nove casos de coronavírus foram confirmados aqui, elevando o número total de infectados para 67. O surto teve origem em Wuhan, China, em dezembro passado e se espalhou para dezenas de países, incluindo Tailândia, Japão, Filipinas, Coreia do Sul, Grã-Bretanha e França.
Os doentes com sintomas respiratórios também podem dirigir-se às policlínicas, onde também se aplicam os subsídios.
Tenho direito ao auxílio-doença?
Para se qualificar para o auxílio-doença estatutário, você deve:
- Seja um funcionário
- Ter trabalhado para o seu empregador por pelo menos 13 semanas contínuas antes de ficar doente
- Ser certificado por um GP como incapaz de trabalhar
Você pode receber auxílio-doença se for:
- Em liberdade condicional
- Em treinamento (estagiários)
- Um aprendiz
- Um trabalhador de agência
Preciso de um atestado médico para receber o auxílio-doença?
De acordo com a legislação de licença médica, você deve ser certificado por um GP como incapaz de trabalhar para se qualificar para o auxílio-doença estatutário. Você deve ser certificado a partir do primeiro dia de sua licença médica.
Você tem direito ao SSP desde o primeiro dia em que estiver doente. Seu empregador não pode aplicar ‘dias de espera’ antes de você receber o auxílio-doença legal.
Como conseguir um atestado
O processo para obter o documento é simples. Primeiro, o paciente deve marcar uma consulta com um médico. O profissional da saúde deverá então realizar o exame necessário para identificar o problema da pessoa e emitir o atestado médico. O médico pode então salvar o documento em PDF e enviá-lo para o paciente.
Além disso, é importante destacar que o atestado médico em PDF deve ser assinado pelo médico e carimbado com seu carimbo profissional, pois assim fica comprovado que o documento foi emitido por um médico.
É preciso também que o documento esteja datado e contenha todas as informações relevantes, como o diagnóstico, o tratamento e a duração da incapacidade.
Quais os benefícios de um atestado médico?
O Atestado Médico oferece numerosos benefícios, tanto para o paciente quanto para o médico. O atestado é um documento oficial que comprova a presença de uma doença ou condição médica.
Obter benefícios do trabalho
Ele geralmente é usado para obter benefícios como licença médica, seguro de saúde, aposentadoria, entre outros. O atestado médico também pode ser usado como prova em casos judiciais relacionados à saúde.
Referência para decisões clínicas
O atestado médico também é importante para acompanhar o tratamento de longo prazo de uma doença. Ele ajuda o médico a documentar a evolução de uma condição e servirá como referência para possíveis futuras decisões clínicas.
Além disso, ele fornece ao paciente um registro de saúde confiável para uso posterior.
Diagnóstico
O atestado médico também ajuda a informar pacientes e familiares sobre um diagnóstico e tratamento específico. Ele geralmente contém informações detalhadas, como a duração e o prognóstico do tratamento, bem como o histórico médico do paciente.
Justificar faltas por motivos de saúde
O documento serve para justificar faltas no ambiente de trabalho ou instituição de ensino, comprovando que a falta ocorreu por motivos de saúde.
É possível conseguir um atestado em pdf
Sim, é possível obter um atestado médico em PDF. Atualmente, muitos médicos estão oferecendo aos pacientes a opção de receber seus atestados em PDF, que pode ser baixado online. Essa prática é muito útil para aqueles que precisam dos documentos para fins de trabalho, estudos ou outras necessidades.
O atestado médico em PDF é emitido por um médico licenciado e deve conter informações relevantes sobre o paciente, como seu nome, diagnóstico, tratamento, data da consulta e assinatura do profissional. Esses documentos também podem conter informações sobre os medicamentos prescritos e seu uso.
Para obter um atestado médico em PDF, o paciente deve normalmente entrar em contato com o médico ou a clínica de que é paciente para solicitar o documento. Em alguns casos, os médicos podem estar disponíveis para fornecer os atestados via e-mail. Se isso não for possível, o profissional pode então emitir o documento em PDF no próprio consultório.
É importante frisar que os atestados médicos em PDF são válidos e legais para qualquer tipo de processo administrativo ou burocrático, seja em empresas, escolas ou outros órgãos. Se o paciente ou o solicitante tiverem alguma dúvida, é recomendável que entrem em contato com o médico ou com a clínica para esclarecimentos.